Sobre a Andaluzia

A Andaluzia é a “Terra do Flamenco, das touradas, das mulheres com seus vestidos vermelhos e leques bordados”.

A Andaluzia é a verdadeira representação do que o mundo imagina do povo espanhol. Gente de sangue quente, cigana, que convive com história, tradição religiosa e alegria, sempre regada a bons azeites, vinhos e incomparável gastronomia. Mas a Andaluzia moderna também é reconhecida pelas suas grandes cidades como Sevilla e Málaga, onde o moderno entrelaça-se com a grande história da região e pela Costa do Sol, balneário andaluz com cerca de 150 quilômetros de belas praias, onde o “sol nunca se põe”.


Ocupando boa parte da parte sul da Espanha, a Andaluzia tem a extensão de Portugal e é uma das regiões mais importantes da Espanha. É também a memória viva da presença muçulmana na Península Ibérica, ou "Al-Andalus", como foi batizada no passado pelos invasores da África do norte.


Muitas heranças do domínio árabe sobreviveram à Reconquista e marcam o cenário espanhol, principalmente na Andaluzia, no sudoeste do país, onde se pode sentir a magia de um conto das “Mil e Uma Noites” ao entrar nas fortalezas (alcazabas), residências reais (alcázares), mesquitas e jardins.


O interessante é que essas construções mouriscas e as medinas (bairros típicos árabes) na Andaluzia estão ao lado de igrejas católicas e sinagogas; isso porque, quando os Reis Católicos reconquistaram esse território, expulsaram os árabes e judeus que ali conviviam e deram início às suntuosas construções que caracterizam esse período da história espanhola. O resultado foi uma grande “mistura”, não só arquitetônica como cultural, pois as influências árabe e hebraica persistiram. Todos os anos, milhões de turistas escolhem a Andaluzia para dar uma pausa e entrar no estilo de vida que ajuda a tornar esta região do sul espanhol um dos melhores destinos de férias da Europa. Na Andaluzia, tudo está ao seu alcance, graças a uma grande variedade de acomodações disponíveis na rede hoteleira, durante o ano todo. Com mais de 87.000 m² e 8,4 milhões de habitantes, Andaluzia é a segunda maior região da Europa e a região mais populosa de Espanha.

andalucia